3 de setembro de 2007

Sim às Diferenças


O Projeto “Sim as Diferenças” da E.E. Capitão Egídio Lima deu o seu primeiro passo em 1984 com o Projeto de Capoeira na Escola para uma turma de 2ª. Série da Professora Luíza Flor. As aulas eram ministradas pelo Professor Pepinha , sob a Coordenação do Mestre Reginaldo Véio. Naquela época, a falta de compreensão em relação à importância da Cultura Afro-Brasileira era grande, mas, mesmo com todos os percalços , o projeto sempre caminhou conforme os encaminhamentos pedagógicos definidos pelo CECAB/Lenço de Seda. No ano de 2006, a escola, consciente do que preconiza a Lei 10639, implantou o Projeto “Sim às Diferenças” com a parceria do Projeto “Angola a Dois”, proposto por Mestre Reginaldo Véio .

“Sim às Diferenças” procura dar sentido aos conteúdos curriculares, integrando-os num processo de envolvimento coletivo com participação efetiva do educando na construção do conhecimento formal. A proposta é que os alunos se transformem em sujeitos da própria cidadania, através do exercício do direito de aprender, da ampliação de seus conhecimentos, da compreensão das relações sociais e étnico-raciais de que participam.

No planejamento anual do currículo da Escola Capitão Egídio, um dia da semana é dedicado exclusivamente a estudos sobre a Cultura Afro-Brasileira com aulas de receitas afro-descendentes, artes, literatura, história, música, capoeira de angola e dança afro . Uma iniciativa importante foi a da Professora Magda da 4ª série (Turma Amarela) que, entusiasmada com o projeto, vem aprofundando o estudo sobre o Maculelê com o apoio do Mestre Reginaldo Véio. No dia 31 de agosto, Mestre Véio deu uma palestra sobre a História do Maculelê.

Às sextas-feiras, há um momento coletivo da escola em que todos os alunos e alunas vêm adquirindo o conhecimento da coreografia da Dança e da Música do Maculelê. A grande riqueza deste momento é a possibilidade de socialização entre as turmas. Um encontro em que todos cantam cantigas folclóricas, corridos, e Mestre Reginaldo sempre conta histórias da cultura afro-brasileira. O Projeto “Sim às diferenças” tem promovido o aprender fazendo juntos.

Para ilustrar, envio um Haicai criado por uma aluna da Professora Dorinha (Turma Branca):

Batuque que rola
Capoeira Angola
Na brincadeira

(Késsya – 10 anos)


Axé!

Luiza Flor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim às diferenças...Sim, sim, sim...
Integrar, refletir, expandir...
Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns!
Num momento em que o ensino no Brasil está gritando por melhor qualidade, vejo pessoas empenhadas em ampliar conteúdos incluindo valores ancestrais, artisticos e inter-raciais.
Viva o fazer que é o inverso do reclamar!

Postar um comentário

Participe aqui.