30 de dezembro de 2007

12º Encontro de Capoeira



Mestres, contra-mestres, professores
e alunos se reúnem em Curitiba para o

2 de dezembro de 2007

Feira de Cultura

No dia 01 de dezembro, a Escola Estadual "Capitão Egídio Lima" realizou sua II Festa da Cultura Afro-brasileira que consiste na mostra de trabalhos realizados pelos alunos e apresentações culturais desenvolvidas no decorrer do ano. As atividades fazem parte do Projeto "Sim às Diferenças” que tem como principal enfoque a Cultura Afro-brasileira. O projeto surgiu a partir da percepção da dificuldade de grande parte dos alunos de lidar com as diferenças, comprometendo as relações entre eles. Assim, o Capitão Egídio Lima assumiu o compromisso de implementar ações para confirmar a escola como espaço privilegiado de convivência harmônica com a diversidade.

A partir da constatação de que mais de 50% dos alunos da escola são afro-descendentes e de que a discriminação racial é a causa principal das divergências entre alunos e alunas, a escola garantiu em sua estrutura curricular o trabalho com a Cultura Afro-brasileira através de oficinas de Capoeira Angola, Dança Afro, Música, Artesanato, Culinária, Literatura, Artes e História em uma prática coletiva, cooperativa e interdisciplinar. .
O projeto ocorre em parceria com a Associação de Capoeira Lenço de Seda que oferece oficinas de Capoeira Angola, Dança Afro, Confecção de Instrumentos, além da promoção de palestras e eventos diversos
.