2 de setembro de 2007

Sim às Diferenças




No Capitão Egídio a Sim as Diferenças deu o seu primeiro passo em 1984. Quando deu-se início ao Projeto de Capoeira na Escola em uma turma de 2ª série Professora Luíza Flor, aulas estas dadas pelo Professor Pepinha, sob a Coordenação de Reginaldo.


Mesmo com os percalços da compreensão em relação a Cultura Afro-Brasileira o projeto sempre caminhou conforme os encaminhamentos pedagógicos definidos pela instituição.


No ano de 2006 a escola consciente da Lei 10639 implantou o Projeto Sim às Diferenças com a Parceria do Mestre Reginaldo-Véio / Projeto Angola a Dois.


Sim às Diferenças procura dar mais sentido aos conteúdos curriculares num processo de envolvimento coletivo com participação efetiva do educando na construção do conhecimento formal, sendo os alunos e alunas sujeitos de direito, o direito de aprender e de ampliar seus conhecimentos, compreender as relações sociais, etnico -raciais de que participam.


O Capitão Egídio no seu currículo anual um dia na semana é dedicado a Cultura Afro-Brasileira com aulas de: receitas afro descendentes,artes, literatura, história, música,capoeira de angola e dança afro ...


Vale acrescentar uma inciativa da Professora Magda Turma Amarela 4ª série, entusiasmada com o Projeto vem aprofundando o estudo sobre o Maculelê com o apoio do Reginaldo.

Na semana passada fez uma palestra, contando a História do Maculelê.


Durante o coletivo da Escola ( sexta-feira) todos os alunos e alunas vem adquirindo o conhecimento da coreografia da Dança e da Música do Maculelê. A grande riqueza deste momento é a possibilidade socialização entre as turmas onde todos cantam cantigas folclóricas, corridos, o Reginaldo sempre conta histórias da cultura afro-brasileira e muito mais.


O Projeto Sim às diferenças tem promovido o aprender fazendo juntos.


Um ensaio de um Kaicai da Turma Branca da Professora Dorinha.



Batuque que rola

Capoeira Angola

Na brincadeira

Késsya

10 anos


Axé







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui.