Com significativa participação de Diretores, professores, agentes culturais e pesquisadores, teve prosseguimento na 2ª. Feira, dia 20 de novembro, a Mostra de Trabalhos da Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB. O lançamento do Projeto “Resgate de Memória Oral” que pretende fazer o levantamento de experiências pedagógico-culturais já há muito praticadas e testadas ocorreu com um debate entre educadores e agentes culturais durante a noite, dando início ao processo de documentação das experiências afro-brasileiras já levadas a efeito na região.
A implantação da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre Histõria e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, tem feito crescer o interesse dos educadores por instrumentos, bibliografias, metodologias e dinâmicas capazes de dar conseqüência aos objetivos da lei, ao mesmo tempo em que preserva a essência das manifestações culturais promovendo um diálogo de diferentes universos. O propósito é levar a efeito a estruturação de uma pedagogia assentada em nossas raízes culturais a serviço da formação completa dos cidadãos brasileiros.
A necessidade de promover de maneira conseqüente a preservação cultural ao mesmo tempo em que implementa as ações pedagógicas propostas pelo Estado foi a tônica do Seminário e a preocupação consensual entre os agentes culturais, educadores e pesquisadores presentes. Experiências já levadas a efeito há mais de duas décadas foram objetos de interesse e atenção científicas fazendo do encontro uma grande oportunidade que, no desejo de todos, deverá ter continuidade.
A implantação da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre Histõria e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, tem feito crescer o interesse dos educadores por instrumentos, bibliografias, metodologias e dinâmicas capazes de dar conseqüência aos objetivos da lei, ao mesmo tempo em que preserva a essência das manifestações culturais promovendo um diálogo de diferentes universos. O propósito é levar a efeito a estruturação de uma pedagogia assentada em nossas raízes culturais a serviço da formação completa dos cidadãos brasileiros.
A necessidade de promover de maneira conseqüente a preservação cultural ao mesmo tempo em que implementa as ações pedagógicas propostas pelo Estado foi a tônica do Seminário e a preocupação consensual entre os agentes culturais, educadores e pesquisadores presentes. Experiências já levadas a efeito há mais de duas décadas foram objetos de interesse e atenção científicas fazendo do encontro uma grande oportunidade que, no desejo de todos, deverá ter continuidade.
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