28 de novembro de 2007

Semana da Cultura Afro brasileira


De 14 a 26 de novembro ocorreram as comemorações da Semana da Consciência Afro-brasileira, uma tradição da Associação de Capoeira Lenço de Seda que desenvolveu uma série de atividades voltadas para agentes culturais, educadores, entidades e comunidade em geral.

A Semana da Consciência Afro-brasileira realiza uma mostra permanente para visitação aberta com apresentação de registros, técnicas de intervenção, literatura pedagógica, trabalhos escolares, reportagens, teses acadêmicas, filmes, oficinas, painéis, e apresentação de danças, vivências e músicas que resgatam a trajetória da associação, pioneira em parcerias de intervenções pedagógicas a partir da cultura de matriz africana.

Com mais de 80 iniciativas em escolas e universidades ao longo da sua trajetória, mais da metade realizados aqui na região e mesmo no exterior, a Lenço de Seda iniciou suas intervenções em escolas a partir de 1984. Desenvolveu vários projetos, alguns de utilização dos recursos culturais afro-brasileiros em suporte a estratégias pedagógicas experimentais e a politicas públicas especificas como experiências junto a Comunidade Européia, escolas da OTAN na Sardenha e parcerias com a Universidade de Concepcion, no Chile. Em Curitiba, 1200 crianças de pré escolas compõem o projeto Pequenos Angoleiros desenvolvido pelo núcleo da Lenço de Seda no Paraná.

As comemorações deste ano privilegiaram de maneira especial as preocupações de educadores com a implantação da Lei 10.639 em vigor desde 2002 como diretriz estratégica para a educação brasileira.
Um painel com diretores e educadores que desenvolveram experiências afinadas às preocupações da lei ocorreu no dia 19, dando inicio a um projeto de pesquisa e resgate da memória oral destes agentes como registro histórico e base de referência para novas iniciativas. No dia 20, houve uma apresentação na praça com Capoeira Angola, Samba de Roda, Samba Reggae, Maculelê e Dança Afro Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui.