14 de junho de 2011

Fé (Mulheres e Práticas de Saúde)



Fé (Mulheres e Práticas de Saúde) from Felipe Henrique Gavioli on Vimeo.


Desde tempos imemoriais as mulheres sempre estiverem associadas a práticas mágico-religiosas, ao conhecimento do corpo, aos ritos de fertilidade, à manipulação das ervas e chás, aos saberes da natureza e outras tantas práticas consideradas femininas. 


Nas metamorfoses do conhecimento, as mulheres e suas práticas têm sido estudadas e desvendadas, tornando-se importantes objetos de estudo da história. Muito tem sido desmistificado, muito tem sido comprovado, muito tem sido negado, muito ainda temos por descobrir. O que é certo é que as mulheres benzedeiras e seus dons transmitiram-nos, ao longo do tempo, um mosaico infindável de práticas de cura que mesclavam conhecimentos naturais, pragmatismo e fé. 

Presentes em nossas memórias familiares, em nosso universo mágico-infantil, na realidade e na ficção, as benzedeiras estiveram e ainda estão presentes em nossa sociedade de forma significativa. Registrar suas trajetórias de vida por meio de suas memórias e incentivar a valorização de uma expressiva cultura popular é uma forma de preservar seus conhecimentos específicos, grande parte deles alicerçados na oralidade de suas rezas, saberes estes ameaçados pelo esquecimento. 




Direção e Roteiro: Felipe Henrique Gavioli
Pesquisas e entrevistas: Éverton Quevedo
Fez  parte da exposição "Mulheres e Práticas de Saúde", no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. (muhm.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui.