13 de junho de 2011

II Mostra de Filmes Africanos



Terça e quinta às 19 horas no Centro Cultural UFMG
02.06.2011
A NEGRA DE...
Diretor: Ousmane Sembène
Duração: 65 minutos
Ano de Lançamento: 1966
País de Origem: Senegal/França

Baseado em um conto homônimo do diretos Sembène publicado em 1961, "A negra de..." conta a história de uma jovem senegalesa que vai trabalhar na França com o casal de franceses que a empregava em Dakar. Inicialmente animada com a perspectiva de conhecer a França, ela logo se vê desiludida, notando diferenças no tratamento que os patrões lhe dão. O filme trata de modo único os efeitos do colonialismo, do racismo e dos conflitos trazidos pelas identidades pós-coloniais na África e na Europa. Baseado em um caso real.

07.06.2011
OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS

Diretor:
 Jamie Uys
Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento: 1980
País de Origem: Africa do Sul

Uma garrafa de Coca-Cola é jogada de um avião e cai em uma tribo de boxímanes do Kalahari, região desértica da África do Sul, onde os nativos não tinham contato com a cultura do Ocidente. Então, eles acreditam que essa garrafa é um presente dos deuses. Mas o artefato gera uma série de con? itos na tribo e os nativos decidem devolvê-lo aos deuses. Xixo – protagonizado por Nixau, um fazendeiro Namibiano –, é escolhido para a missão e viaja para jogar a garrafa fora do planeta. Nessa viagem, ele encontra várias pessoas, inclusive terroristas, de culturas com regras e leis desconhecidas e estranhas. Desse modo, Os deuses devem estar loucos, escrito e dirigido pelo sul-africano Jamie Uys, desenvolve de forma divertida uma crítica à civilização ocidental.


09.06.2011
A ILHA DOS ESPIRITOS
Diretor: Licinio Azevedo
Duração: 63 minutos
Ano de Lançamento: 2009
País de Origem: Moçambique

A ilha dos espíritos é um documentário que aborda a história da Ilha de Moçambique, que durante séculos, muito antes de dar nome ao país, teve um papel fundamental no Oceano Índico. A ilha foi um ponto de escala para navegadores do Oriente e do Ocidente que procuravam alargar as fronteiras do mundo conhecido até então. As histórias e o cotidiano da Ilha de Moçambique são apresentados por intermédio de vários personagens: um pescador, um arqueólogo marítimo, uma colecionadora de capulanas e joias antigas, um historiador, uma conhecedora dos seres mágicos que povoam o imaginário dos habitantes..
14.06.2011
A NEVE PRETA ( 22 MIN.) E A PEQUENA VENDEDORA DE SOLEIL(45MIN.)
Título original: La néige n’était plus
Diretor: Ababacar Samb Makharam
Duração: 22 minutos
Ano de Lançamento: 1965
País de Origem: Senegal
Um jovem estudante senegalês regressa de uma temporada na França. Quando chega na sua comunidade de origem e reencontra sua família e amigos, percebe que algo mudou. O que ele aprendeu? O que ele esqueceu. Há ainda um lugar para ele junto ao seu povo Que caminho ele irá escolher para o contato com as novas realidades africanas Neste filme de Makharam, os problemas e angústias de uma geração africana são expostos com franqueza e coragem.



A PEQUENA VENDEDORA DE SOLEIL
Diretor: Djibril Diop Mambéty
Duração: 45 minutos
Ano de Lançamento: 1999
País de Origem: Senegal
Silli é uma menina que vivia de esmolas nas ruas de Dakar, no Senegal, quando se torna uma vendedora de Soleil, um dos jornais que se vende na cidade. Esta nova tarefa lhe trará muitos problemas, já que é uma prática comum aos meninos. Devido a sua deficiência física, a menina enfrentará problemas no decorrer de suas aventuras, mas uma bela amizade com o jovem Babou a ajudará a enfrentar esta realidade.
16.06.2011
POVOADO NUMBER ONE

Diretor:de Rabah Ameur-Zaïmeche
Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1999
País de Origem: França/Argélia

Dirigido, produzido e roteirizado pelo argelino Rabah Ameur-Zaïmeche, Povoado number one narra a história de Kamelque, que após sair da prisão, na França, é exilado e retorna a sua terra natal. Na Argélia, Kamel, interpretado pelo próprio Rabah, depara-se com um país em plena transformação, dividido entre o desejo de modernidade e a presença das tradições ancestrais.
21.06.2011
CARMEN NA ÁFRICA
Diretor: Mark Dornford-May
Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 2005
País de Origem: África do Sul
Esta produção sul-africana é uma adaptação da ópera “Carmen”, de Bizet, filmada na cidade de Khayelitsha. A versão do diretor Mark Dornford-May combina músicas da ópera original com arranjos de música tradicional Africana. O filme conta a história de um policial ciumento que se apaixona por Carmen, que resolve abandoná-lo. Carmen na África foi traduzida para Xhosa, língua muito falada na região da África do Sul por Andiswa Kedama e Pauline Malefane, que no filme representam Amanda e Carmen respectivamente.
28.06.2011
NHA FALA
Diretor: Flora Gomes
Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2007
País de Origem: Moçambique/Portugal

Vita é uma jovem de Guiné-Bissau que decide estudar em Paris. Antes de partir, ela promete à sua mãe que nunca irá cantar, já que uma maldição familiar dita que todos os que cantarem serão perseguidos pela morte. Em Paris, Vita apaixona-se por Pierre, músico de profissão. Certo dia, Pierre pede a Vita que cante no seu estúdio. Ela, ignorando a promessa feita à mãe, satisfaz o desejo do namorado, que fica admirado com a sua voz e a lança numa carreira musical de sucesso. Vita então resolve voltar a Bissau para organizar o seu próprio funeral e provar a sua mãe que a maldição foi desfeita.
30.06.2011
TERRA SONÂMBULA

Diretor: de Teresa Prata
Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2002
País de Origem: Guiné-Bissau / Cabo Verde

Terra sonâmbula é o primeiro longa-metragem de Teresa Prata, diretora que nasceu em Moçambique e que também viveu no Brasil e em Portugal. O flme é baseado na obra homônima do escritor moçambicano Mia Couto, e desde que foi lançado, em 2007, ganhou vários prêmios internacionais. Terra sonâmbula apresenta duas histórias separadas pela guerra e unidas por um diário. O menino Muidinga e o velho Tuahir são dois personagens que fogem de uma guerra civil. Em um ônibus atacado por guerrilheiros, Muidinga encontra um diário que traz a história de uma mulher que procura seu filho. Ao ler o diário, o menino se convence de que é ele o filho procurado. Muidinga, então, decide ir ao encontro da mulher, acompanhado de Tuahir, um velho, que guarda muitas histórias e que o trata como filho. A viagem acontece em meio aos conflitos da guerra civil.

01.07.2011
SAWOROIDE, O SAGRADO TAMBOR FALANTE
Direção:
 Tunde Kelani
Duração: 110 min. -Nigéria, 1999

Saworoide, o sagrado tambor falante é considerado pela crítica a obra-prima do diretor Tunde Kelani, um dos maiores cineastas da Nigéria. O filme apresenta a história de Jogbo, um reino imaginário, onde Saworoide é o nome de um grado tambor falante, que está miticamente ligado à coroa do rei, simbolizando a legitimidade e a autoridade do líder. A partir de elementos míticos tradicionais, o filme de Tunde Kelani acaba por denunciar os dirigentes descomprometidos com o bem estar da população da Nigéria. A história do reino imaginário de Jogbo torna-se, assim, uma alegoria em torno da nação nigeriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe aqui.